15 de out de 2012

Prefeita Luizianne Lins se reúne com prefeitos eleitos do PT do Ceará.

A prefeita Luizianne Lins, que também é presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, vai se reunir nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, no Gran Marquise Hotel. Hora de conversar com os prefeitos eleitos do partido, em clima de congraçamento.
Neste pleito, o PT elegeu 30 prefeitos no Estado, passando das atuais 15 prefeituras no interior para 30. Bom lembrar que está na disputa do segundo turno em Fortaleza com Elmano de Freitas, ocasião em que apelará pelo apoio dos prefeitos aos conterrâneos da Capital.
DO BLOG
O prefeito Veveu Arruda(PT) eleito com apoio dos Ferreira Gomes(PSB) comparecerá? É apenas uma pergunta… A idéia da Prefeita é envolver os eleitos na disputa da capital como vai fazer o Governador Cid Gomes. A pergunta é: De que lado você vai ficar???
Fonte: Sobral Agora.


Meteorito que caiu na Terra tem traços marcianos

Meteorito que caiu na Terra tem traços marcianos
Foto: Natural History Museum London
Estudo publicado na revista Science nesta quinta-feira (11) traz novas informações sobre um meteorito oriundo de Marte que caiu no deserto do Marrocos há 14 meses. A pedra vulcânica Tissint tem traços da atmosfera marciana em suas rachaduras. Uma das conclusões dos cientistas é a de que o detrito traz sinais de intemperismo causado por água no planeta vizinho. No entanto, a rocha não permite concluir que a água tenha servido de suporte para qualquer forma de vida, já que foi submetida a temperaturas altíssimas, o que eliminaria qualquer rastro de micróbio que pudesse haver dentro dela. Foi a quinta vez em que a queda de uma rocha marciana foi observada.

TSE confirma vitória de socialista em Cedro



Cedro (Sertão Central, distante 569 km do Recife) foi o único município de Pernambuco que não conheceu o vencedor das eleições para prefeito no dia 7 de outubro, mas após um período de incerteza sobre quem assumiria a Prefeitura em janeiro de 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o atual prefeito, Neguinho de Zé Arlindo (PSB), como vencedor do pleito. O prefeito venceu a eleição com uma pequena diferença de 361 votos para o concorrente, Miguel Leite (PV).
Os dois candidatos concorreram sub judice e os seus nomes ainda aparecem no site do TSE com a votação zerada. Neguinho teve a candidatura indeferida por conta de seu vice, Manoel Tavares, que foi condenado por improbidade administrativa por órgão colegiado. Tavares foi substituído por Nezinho Horácio (PRP).

PT deve chamar mágico para as próximas eleições, diz Aécio

 Do senador Aécio Neves (PSDB) a um interlocutor sobre o triunfo de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, segundo o Radar Online:

- Em 2010, o PT mandou o Duda Mendonça para Minas para tentar virar a eleição de governador num passe de mágica. Este ano, trouxeram o João Santana, o marqueteiro da Dilma e do Lula. Perderam de novo. Acho que nas próximas eleições vão mandar para cá o David Copperfield.

13 de out de 2012

Paulo Vagalume e Banguelino as boas surpresas das eleições de Massapê.


Na cidade de Massapê(CE) tivermos uma eleição acirrada na disputa para Vereador, apesar disso o PSDB conseguiu eleger com folga o vereador mais votado das eleições, o amigo PAULO VAGALUME que obteve mais de 1.600 votos com uma maioria de 444 votos sobre o segundo colocado.
Uma surpresa boa nas eleições de Massapê foi a vitória do Palhaço BANGUELINO(PSDB), que teve mais de 800 votos, desbancando vários concorrentes tidos com “eleitos” pelo poderio financeiro que possuíam.
A coligação do PSDB/DEM conseguiu eleger 6 parlamentares municipais e a Coligação liderada pelo PSB elegeu 7 vereadores.
Confira a relação dos eleitos:
Paulo Vagalume;…………………………………………………… 1.633 votos
Dr. Estevão:…………………………………………………………. 1.189  votos
Igor Bruno:………………………………………………………….  1.083  votos
Auteri Moura:………………………………………………………   1.080 votos
Gersinho:……………………………………………………………    1.071  votos
Fransquinha Arruda:…………………………………………… .      983  votos
Luiz Carlos Frota:………………………………………………….      934  votos
Cezinha:………………………………………………………………      878  votos
Juscelino Florêncio:……………………………………………….    870  votos
Luizinho Olímpio:………………………………………………….     848  votos
Banguelino:…………………………………………………………      807  votos
Potim:………………………………………………………………..     792   votos
Carlos Michel:………………………………………………………    657   votos
Fonte: Sobral Agora.

TSE pode realizar sessões extras para julgar recursos

Ministra Carmem Lúcia avisa: TSE pode realizar sessões extras nas próximas semanas

 A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, ministra comunicou que a corte poderá realizar sessões extras nas próximas semanas para dar mais celeridade aos julgamentos de recursos pendentes no tribunal.
Desde julho, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 480 mil pedidos de registro de candidaturas de todo o país. Todos os pedidos são analisados pelos juízes eleitorais e os que têm recurso são encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais. Quem tem uma decisão negativa, pode ainda recorrer ao TSE. Este ano, foram cerca de 8 mil recursos que chegaram ao TSE a partir de setembro.
O TSE já julgou 3.252 recursos sobre indeferimento de candidaturas referentes às eleições municipais deste ano. Dos 2.936 recursos de candidatos que tiveram o registro negado em função da Lei da Ficha Limpa, o tribunal já julgou 907.

Roberto Cláudio terá apoio do PDT e PPS no 2º turno das eleições

Os partidos PDT e PPS declaram apoio ao candidato postulante à Prefeitura de Fortaleza Roberto Cláudio (PSB).

O presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo, anunciou nesta sexta-feira (12), durante entrevista coletiva na sede do comitê central do partido, o apoio ao candidato socialista Roberto Cláudio, no segundo turno das eleições em Fortaleza.
André Figueiredo e Alexandre Pereira, que concorreu o primeiro turno como vice de Heitor Férrer, voltaram a fazer críticas a gestão da prefeita Luizianne Lins e disseram que sempre foram oposição. Reforçando o argumento de que o partido tem mais afinidade com as propostas do candidato do PSB.
Heitor Férrer que não esteve presente no momento do anúncio, terá agora a sua imagem vinculada a campanha do PSB.
Roberto Cláudio, que teve a companhia do seu postulante a vice, Gaudêncio Lucena, agradeceu o apoio e comemorou a união.

 

TSE nega recurso de candidato a prefeito mais votado

Candidato do PSDB à Prefeitura de Osasco, em São Paulo, teve contas desaprovadas.

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso de um candidato a prefeito mais votado no interior do Estado de São Paulo, acende a luz vermelha para vitoriosos nas eleições municipais em várias cidades brasileiras, mas que estão enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
O Ceará tem, pelo menos, 15 candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa que brigam para terem o registro garantido das candidaturas vitoriosas.
Os ministros do TSE negaram, por 7 votos a 0, recurso do tucano Celso Giglio, que teve a candidatura a prefeito negada pelo TRE. Com a decisão, o petista Jorge Lapas, que recebeu 60% dos votos válidos, deve assumir a prefeitura. Para isso caberá ao juiz eleitoral local proclamar o resultado.
Jorge Lapas entrou na disputa pela prefeitura em 30 de agosto, após o deputado federal João Paulo Cunha (PT) renunciar à candidatura por ter sido condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do mensalão.
No dia 10 de setembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, por unanimidade, indeferiu a candidatura de Giglio porque ele teve as contas de 2004, último ano de sua segunda gestão como prefeito de Osasco, reprovadas tanto pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) como pela Câmara Municipal.
"São condutas graves capazes de comprometer as finanças do município", afirmou a relatora do recurso no TSE, ministra Luciana Lóssio.

Na eleição deste ano, Giglio recebeu 149.579 votos e Lapas obteve 138.435. Se o recurso de Giglio fosse aceito, a eleição em Osasco seria decidida em segundo turno. Giglio ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
"Estou com a consciência tranquila", disse Giglio em nota.

Cid avisa que sem Dilma em 2014 o PT não terá PSB

A declaração mostra o tom entre as duas siglas nos próximos dias nacionalmente

 

Terminada as alianças municipais, a conversa vira para o âmbito nacional com o embate do PSB e PT. O governador Cid Gomes já adiantou que caso a presidente Dilma Rousseff não dispute à reeleição o PSB não tem obrigação de apoiar um candidato do PT em 2014.
Trabalhamos na hipótese que Dilma, seja candidata à reeleição. Se não for, zera tudo, afirmou Cid que também é integrante da Executiva Nacional do PSB. A análise feita em Brasília no balanço sobre as eleições do partido, mostra o tom entre as duas siglas nos próximos dias nacionalmente.
Cid falou que não é uma declaração de guerra, apenas uma constatação, garantiu. O PSB saiu fortalecido das eleições municipais sendo a legenda que mais cresceu em número de prefeitos em comparação com 2008, passando dos atuais 308 para 436. Mas isso só assegurou a quarta posição entre os outros partidos nacionalmente.

 

Dilma relutou sobre saída de Genoino, afirma Planalto

A presidente Dilma Rousseff (PT) relutou em aceitar a demissão de José Genoino, condenado no julgamento do mensalão, segundo o Palácio do Planalto.
Ex-presidente do PT, Genoino ocupava cargo de assessoria no Ministério da Defesa. Na terça, foi condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal e pediu exoneração.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, Dilma havia decidido, ao ser informada do pedido, que "o governo não demitiria o assessor, pois não havia, àquela altura, nenhuma razão para fazê-lo".
Ela teria comentado que "lamentava o fato de uma pessoa da estatura de Genoino estar naquela situação".
Segundo a versão do Planalto, a presidente teria aceitado o pedido na quarta, após insistência de Genoino. A demissão do petista foi publicada no "Diário Oficial" de quinta.

12 de out de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO DIVULGA BALANÇO DE OPERAÇÃO EM SOBRAL


Uma força tarefa do Ministério Público do Estado do Ceará realizou no dia 10 de outubro diligências para cumprimento de mandados de busca e apreensão emitidos nos autos de processo cautelar criminal em tramitação junto na 1ª Vara Criminal. A operação envolveu oito promotores de Justiça e contou com o auxílio das Polícias Civil e Militar.
O objetivo era apreender documentos e materiais referentes a processos licitatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que indicam a prática de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e crimes previstos na Lei das Licitações.
Os promotores de Justiça atuaram na Ação Cautelar proposta a partir de Procedimento Administrativo instaurado pelo Núcleo de Tutela Coletiva da 7ª Unidade Regional, onde se apurou indícios da prática dos delitos acima mencionados por empresas que prestaram serviços ao SAAE nos anos de 2008 a 2011 em contratos com o Município de Sobral.
Em razão dos indícios e fraudes e desvios dos recursos púbicos os mandados foram expedidos para busca e apreensão nos setores de Licitação, Contabilidade e Financeiro da Prefeitura Municipal de Sobral, bem como no domicílio de pessoas físicas e jurídicas das titulares das empresas.
As fraudes investigadas revelaram que, muito embora as empresas tenham recebido milhões de reais pela suposta execução dos contratos públicos, os indícios demonstram que não cumpriam ou não realizavam as obras ou serviços públicos para os quais se obrigaram.
Na sede da Prefeitura Municipal de Sobral, no Setor Financeiro da Prefeitura, onde se expedem os pagamentos, foram encontrados dez carimbos de empresas vencedoras das licitações, principalmente de construtoras, bem como dezenas de recibos em branco, já carimbados e assinados por várias empresas privadas que participaram de diversas licitações, fato este que será objeto de profunda investigação.
Dentre os materiais apreendidos, estão documentos relacionados com licitações, material financeiro e contábil das empresas envolvidas e de outras empresas, recibos e notas fiscais em branco, além dos HDs de computadores. Todo material será analisado pelos técnicos do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Ceará (NAT), pelo Tribunal de Contas do Município, demais órgão Públicos e pelos promotores de Justiça que atuam no feito.
Após a análise do material e conclusão do procedimento em curso no Núcleo de Tutela, serão propostas as competentes ações de improbidade e ações penais contra os envolvidos.

PAULO VITOR E MARIO SAMPAIO ENVIA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO AO POVO DE SENADOR SÁ




Aos amigos e correligionários senadorsaenses,


Sentimo-nos imensamente honrados pela confiança recebida de mais de 2.000 senadorsaenses, que acreditaram na implementação de um Projeto inovador e audacioso que amparava a todos nós – uma “Senador Sá de Todos Nós!”.  Estamos convictos que nossa terra está cansada de políticos arrogantes, prepotentes e sem compromisso com o povo e, nem com o trato da coisa pública.

Pensamos juntos, sim, nas pessoas humildes e pacatas da sede, dos distritos de Serrota e Salão e, demais localidades deste Município, que queriam apostar neste projeto, mas que foram intimidadas de várias maneiras.

E, pelos nossos ideais cônscios e democráticos, sem medo do futuro, vamos continuar lutando por uma Senador Sá que ofereça com dignidade aos seus filhos – melhores serviços educacionais, saúde, trabalho e obras estruturantes. Ainda sim, precisamos acreditar – Deus existe!

Abraçando fraternalmente a todos,

Paulo Vítor e Mário Sampaio.

Prefeito eleito morre de enfarto durante carreata da vitória.

A JORGE 2
O prefeito eleito da cidade de Pedra Bela (SP), Jorge Hirodi Orita (DEM), morreu na noite desta quinta-feira (11) depois de sofrer um infarto durante uma carreata e bater seu carro. Ele foi levado para o centro de saúde da cidade e posteriormente encaminhado para o Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP), mas não resistiu. “Era a carreata da vitória, a gente estava passando no Centro da cidade”, disse Roseli Amaral, que concorreu ao cargo [...]

DIFERENTEMENTE DO LEGISLATIVO O MP FAZ O GRANDE FAVOR AO POVO DE SOBRAL

(Imagens da Operação no Quarto Andar da Prefeitura de Sobral)
A câmara municipal de Sobral deixou de prestar um grande serviço ao povo sobralense.  O legislativo foi o primeiro órgão de Poder a ter acesso aos indícios de fraudes em licitações no SAAE de Sobral, que derrubara em fevereiro de 2008, o diretor presidente Edson Silva. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) não foi formalizada por falta de assinaturas necessárias, ou seja, por apenas uma assinatura, o Poder Legislativo não foi instrumento para à sociedade se libertar de problemas envolvendo a gestão na principal Autarquia Municipal. Para a felicidade do povo e do resgaste da moralidade, o Ministério Público Estadual está prestando um grande serviço ao povo de Sobral. (Fotos: Wilson Gomes)

DR. GUIMARÃES ENVIA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO AO POVO DE SOBRAL

Sinto-me honrado por ter merecido a confiança de quase 44.000 sobralenses. São pessoas que vislumbraram no nosso projeto politico-administrativo uma forma democrática de convivência entre o Poder e o Povo, sem perseguição, sem privilégio a pequenos grupos em detrimento da maioria. Ficou patente que nossa terra está cansada de políticos arrogantes, prepotentes e sem compromisso com a missão de servir ao povo. Penso nas milhares de pessoas, na sede e nos distritos, que queriam votar conosco mas foram intimidadas de várias maneiras.
Em nome da liberdade e em defesa do direito de viver numa sociedade plural, sem algemas ou forca, vou continuar lutando, com toda minha energia, para restabelecer em nossa terra o convívio respeitoso, independentemente da opção politica que se faça.
Um forte abraço,
Guimarães

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL-TSE, PRETENDE JULGAR ATÉ DEZEMBRO OS RECURSOS DE POLÍTICOS QUE RECEBERAM VOTOS PARA SEREM ELEITOS


Na primeira sessão de julgamento após o primeiro turno das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral julgou na terça-feira (9), 55 processos, entre eles recursos de candidatos ficha-suja que não afetam o resultado no pleito. O tribunal tem mais de 2,2 mil recursos de políticos que concorreram apesar de terem tido a candidatura impugnada em instâncias inferiores com base na Lei da Ficha Limpa.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda (20) que pretende julgar todos os casos até a data da diplomação, no dia 19 de dezembro. Ela afirmou que será dada prioridade aos recursos de políticos que receberam votos suficientes para serem eleitos ou para concorrerem ao segundo turno.

EX-PRESIDENTE LULA ESTARÁ EM FORTALEZA FAZENDO CAMPANHA PARA ELMANO-PT


                     Elmano e Lula
Se a disputa entre Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) pela Prefeitura de Fortaleza já estava acirrada, agora, o duelo pelo pleito ganha um novo personagem: Luiz Inácio Lula da Silva.
A coligação Pra Cuidar das Pessoas, do Partido dos Trabalhadores (PT), confirmou via assessoria, nesta terça-feira (09), que o ex-presidente virá nos próximos dias a Fortaleza participar da campanha de Elmano.
“Estamos muito satisfeitos com a ida do ex-presidente Lula a Fortaleza”, afirmou Elmano.

10 de out de 2012

Prefeito eleito no interior do Ceará é detido com carro de placa clonada


O prefeito reeleito de Antonina do Norte, no interior do Ceará, Antonio Filho (PDT), foi apreendido na noite desta terça-feira (9) por conduzir um veículo com placa clonada, segundo a Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, o prefeito foi visto quando trafegava entre as cidades de Antonina do Norte e Crato, também no interior do Ceará. Segundo policiais, o carro original é de Jundiaí, em São Paulo.
A proprietária do carro original havia informado à polícia no Ceará que recebia multas por ultrapassagem irregular em semáforo e excesso de velocidade no Ceará, mesmo sem nunca ter ido ao estado.
A polícia procurava o veículo com a placa clonada, e o flagrou nesta terça. O prefeito Antonio Filho alegou que não tem qualquer envolvimento com clonagem de placas e disse que o veículo que ele usava era emprestado. A polícia diz que já identificou o amigo apontado como dono do carro clonado. Ele deve prestar depoimneto na quarta-feira (10).
O prefeito foi levado à Delegacia Municipal do Crato, onde ele prestou depoimento. O delegado estipulou fiança de três salários mínimos (R$ 1.866) para a soltura de Antonio Filho. O advogado do prefeito reeleito afirmou que a fiança seria paga ainda na noite desta terça-feira.

Serra trabalha para Russomanno declarar 'neutralidade' no 2º turno

José Serra (PSDB) escalou uma série de aliados para, desde a noite de domingo, trabalharem pela aproximação com Celso Russomanno (PRB) e tentar convencê-lo a declarar "neutralidade" no segundo turno.
A operação envolve desde dirigentes do partido de Russomanno até amigos pessoais do candidato, que teve 22% dos votos válidos no primeiro turno e acabou fora da segunda etapa da eleição.
O prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin estão diretamente envolvidos nesse trabalho. Kassab, que já havia intermediado conversas entre Serra e o presidente nacional do PRB, pastor Marcos Pereira, no primeiro turno, voltou a conversar com o dirigente do partido de Russomanno. Os dois se reuniram ontem para falar sobre a atitude do ex-adversário de Serra no segundo turno.
Alckmin, por sua vez, tem mantido contato constante com a cúpula do PTB, principal aliado de Russomanno nesta eleição. O governador esteve anteontem à tarde com Campos Machado e Serra falou no domingo com o vice de Russomanno, Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB).
O PTB negocia apoio a Serra no segundo turno, mas também tem sido usado para sondar os ânimos de Russomanno, assim como políticos que têm relação pessoal com o candidato.
Segundo foi relatado aos tucanos, Russomanno tem manifestado mágoa profunda com o candidato do PT, Fernando Haddad, hoje rival de Serra no segundo turno.
Embora seu partido seja da base do governo Dilma Rousseff, ele não tem demonstrado intenção de manifestar apoio pessoal a Haddad e culpa o candidato petista por sua queda nas pesquisas.
O PSDB espera que esse "amargor" evite que Russomanno declare apoio a Haddad no segundo turno. (DANIELA LIMA

Derrotados, PDT e PPS apoiam Serra em São Paulo

Derrotados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, os candidatos do PDT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e do PPS, Soninha Francine, fecharam apoio à candidatura de José Serra no segundo turno. O PTB, partido de Luiz Flávio Borges D'urso, vice de Celso Russomanno (PRB), também decidiu fechar com o tucano.
As negociações com os petebistas avançaram após conversas com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab e o próprio Serra. Dirigentes do partido pretendem oficializar na manhã de hoje o apoio a Serra.
Na segunda-feira, Alckmin recebeu o presidente estadual do PTB, Campos Machado, no Palácio dos Bandeirantes. Serra também esteve com Campos Machado e conversou com Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB), vice na chapa de Russomanno, pelo telefone, ainda no domingo, após o resultado das urnas.
Para fechar com o PDT, o candidato tucano se reuniu com Paulinho na madrugada de ontem, no apartamento do prefeito Gilberto Kassab (PSD). O acordo será oficializado amanhã.
A data do anúncio do apoio do PPS, selado ontem também, ainda não foi definida.
Ao confirmar sua decisão, Paulinho da Força criticou a presidente Dilma Rousseff e o PT. "Dilma não atendeu as nossas reivindicações. Achamos que é melhor dividir o poder. O PT com poder demais é perigoso", afirmou.
O PDT participa do governo federal, mas Paulinho, dirigente da sigla, vive às turras com o Planalto. Há 15 dias, o ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), fez um apelo a Paulinho em favor de Haddad. Ontem Brizola Neto fez novo apelo, mas o candidato do PDT optou por Serra.
Apesar de os partidos confirmarem o acordo, Serra evitou comentar e disse que ainda não era "oficial".
"A aliança fundamental não é só com partidos, mas com todas as pessoas da cidade de São Paulo. Mas, evidentemente, o apoio de partidos é importante", afirmou.
O apoio, no entanto, não impedirá dissidências no PDT e no PTB. A Força Sindical, central controlada por Paulinho, poderá ficar com o petista Fernando Haddad, rival de Serra no segundo turno.
PT E A FORÇA
O PT fechou um acordo com o secretário-geral da central, João Carlos Gonçalves, o Juruna, ainda no primeiro turno. Segundo ele e o próprio Paulinho, os filiados da central serão liberados a optar por Serra ou Haddad.
O acerto de Juruna com o PT irritou Paulinho, que responsabiliza os petistas pelo mau desempenho na eleição --ele teve 0,63% dos votos.
Ao falar sobre o acordo de Juruna com o PT, comparou o secretário-geral da Força a Judas. "Se Jesus teve que suportar isso, também terei", disse Paulinho. Juruna não quis comentar.
A bancada recém-eleita do PTB também está dividida no segundo turno.
Nos bastidores, ao menos um dos quatro vereadores eleitos pela sigla este ano admite apoiar o petista.

Ex- aliados disputam preferência eleitoral em Fortaleza

Nesta segunda rodada de campanha, o petista Elmano terá a presença de Lula na Capital. Já o socialista Roberto confirmou a vinda de Campos para apoiá-lo contra seu adversário político.

A disputa entre os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) à Prefeitura de Fortaleza, neste segundo turno, irá mobilizar dois nomes nacionais da política brasileira.

Elmano de Freitas que teve como principal cabo eleitoral o ex-presidente Lula, viajou até São Paulo para reservar na agenda do representante petista a sua vinda a Capital.
Durante a campanha no primeiro turno, Elmano postulante ao cargo da atual prefeita Luizianne Lins (também apoio político do candidato) já havia anunciado a presença de Lula. A confirmação veio pela assessoria do candidato na noite desta terça-feira (9).
Já o candidato socialista Roberto Cláudio que tem como principal apoio político o governador Cid Gomes, terá nessa segunda rodada de campanha a presença do Governador de Pernambuco e Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos.
Em conversa nesta segunda-feira (8), por telefone, o governador do Ceará, Cid Gomes, acertou o engajamento de Campos na campanha do socialista. Além de gravar inserções no programa de rádio e televisão de Roberto Cláudio, o presidente do PSB também irá participar de atividades de rua com o candidato na Capital.
Esse é o tema do editorial do jornalista Luzenor de Oliveira, no Jornal Alerta Geral de hoje.

PDT vai ao TRE para barrar pesquisa eleitoral no 2º turno

O advogado do PDT, Djalma Pinto, em entrevista, nesta quarta-feira (10), ao Jornal Alerta Geral, disse que Heitor Férrer foi assassinado pelos Institutos de pesquisa.

O PDT entra com nova ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impedir a divulgação de pesquisas sobre intenção de votos no segundo turno da eleição à Prefeitura de Fortaleza. A informação foi revelada, nesta quarta-feira (10), pelo advogado Djalma Pinto, que representa o candidato do PDT, Heitor Férrer, na Justiça Eleitoral.
Heitor chegou em terceiro lugar na disputa pelo primeiro turno à Prefeitura de Fortaleza, com 20,97% dos votos, quando os Institutos de pesquisa (Ibope e Datafolha) o apontavam com apenas 15% de apoio dos eleitores.
Djalma espera, ao pedir a suspensão das pesquisas, impedir novos erros. Segundo ele, Férrer, que teve negado, nesta terça-feira (9), pelo juiz Mário Parente a primeira ação para suspender o resultado da eleição no primeiro turno. Djalma classifica de assassinato o que os institutos de pesquisa fizeram com Heitor Férrer.

Municípios com mais de 50% dos votos nulos terão nova eleição

A afirmação é do procurador regional eleitoral, Márcio Torres, que fala sobre os candidatos com ficha suja
Os municípios com situações de candidaturas pendentes ‘sub judice' ficarão com este dilema por mais um tempo. No caso de se manter a nulidade dos votos válidos, que seja superior a 50%, deverá haver uma nova eleição no município. A revelação foi feita pelo procurador regional eleitoral Márcio Torres.
Dos 184 municípios do Ceará, 22 estão com candidatos indeferidos, mas com recursos a serem julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, tiveram a candidatura indeferida pelos Tribunais Regionais Eleitorais, recorreram ao TSE,  ganharam tempo com a manutenção dos nomes e fotos nas urnas eletrônicas e acabaram somando a maioria dos votos, só terão os dados oficiais das eleições revelados após o julgamento dos seus recursos.O julgamento desses processos já está na pauta do TSE.
As brechas na legislação que permitem aos candidatos impugnados manterem as suas postulações até o julgamento da instância superior, no caso o TSE, levaram milhões de eleitores a votar sem a certeza de que os escolhidos assumiriam ou não os mandatos. O quadro é de indefinição em muitas cidades brasileiras e a o futuro administrativo desses municípios só será conhecido após o TSE julgar todas as ações interpostas pelos candidatos considerados ficha suja.
O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, ao conceder entrevista coletiva na noite deste domingo, foi claro ao afirmar que, no caso das cidades em que os votos nulos superior o percentual de 50% dos votos do eleitorado, uma nova eleição será realizada. Acompanhece trechos da entrevista veiculada nesta segunda-feira pelo Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 - Grande Fortaleza), sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira

STF condena José Dirceu PT, Genoino e Delúbio PT


Por maioria de votos, o STF condenou José Dirceu (6 a 2) e José Genoino (7 a 1) por corrupção ativa. Por unanimidade, o Supremo também condenou Delúbio Soares pelo mesmo mesmo crime. Por uma dessas coincidências que só o acaso sabe prover, a natureza desenhou nesta terça (9) um arco-íris sobre a cabeça da estátua da Justiça, assentada defronte do prédio do Supremo.
Faltam dois votos, os dos ministros Celso de Mello e Ayres Britto. Serão proferidos nesta quarta (10). Não terão o condão de modificar o resultado. Mas devem tornar a sentença mais aziaga. Considerando-se os apartes que fizeram na semana passada, ambos devem votar pela condenação de Dirceu, Genoino e Delúbio.
Afora a ex-cúpula do PT, foram condenados também Marcos Valério, os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além de Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência SMP&B.
Dos dez réus julgados nesse capítulo, apenas três foram absolvidos: Geiza Dias (7 a 1), ex-funcionária da SMP&B; Rogério Tolentino, advogado de Valério (8 a zero); e Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes de Lula (também 8 a zero).

EXCLUSIVO! Policia Federal faz batida na Prefeitura de Sobral e no SAAE


Uma equipe da Policia Federal está na secretaria da Gestão da Prefeitura de Sobral. Segundo informações preliminares obtidas pelo Blog Sobral em Revista, a operação busca informações sobre empresas que prestaram serviço ao SAAE de Sobral no período de 2008 a 2011.
As informações ainda estão um pouco desencontradas, uma vez que a ação ocorre neste momento. Todo o quarto andar foi evacuado. Os funcionários foram retirados, e somente poucas pessoas permanecem no local com os policiais, entre eles, o secretário Anastácio Dias e o adjunto Djalma Gomes.
Os Federais estão também na sede do SAAE, no centro da cidade

ELEIÇÕES: DEPUTADO ROGÉRIO AGUIAR SAIU DERROTADO NA ZONA NORTE

O deputado estadual Rogério Aguiar (PSD) pode ser considerado o político que mais perdeu na Zona Norte do Ceará, no pleito eleitoral do último domingo, 07 de outubro. Pelo menos em cinco cidades em que o deputado do PSD participou efetivamente, a derrota foi fato, como é o caso de: Marco; Santana do Acaraú; Massapê e Alcântaras. Para não dizer que tudo foi derrota na Região Norte para Rogério Aguiar (PSD) o mesmo ganhou na pequena Senador Sá, com a reeleição do prefeito Alex Sancho.

OPERAÇÃO LACRA QUARTO ANDAR DA PREFEITURA DE SOBRAL


O Quarto Andar da Prefeitura de Sobral está lacrado nesse momento, devido uma ação envolvendo órgãos de polícias e instituições de controle. Segundo informações preliminares, a indicação da operação está relacionada a licitações. Maiores informações em instantes.

9 de out de 2012

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM URUOCA


Acaba de acontecer uma tentativa de homicidio em Uruoca contra os irmãos Dário Venâncio e Louro Venâncio.
Conforme populares o caso aconteceu por brigas politicas. 
Conforme apanhei através de populares o agressor que é conhecido por Valmir Tomé que é verdureiro, desceu de sua moto e foi logo desferindo golpes de facas contra os irmãos, deixando gravemente ferido do Sr Dário que é deficiente físico, ficou com as viceras fora do corpo e que foi levado a cidade de Sobral em estado grave, o Sr Louro também levou perfurações mas com menos gravidade.
 
 

Heitor quer anulação do pleito de Fortaleza


O candidato derrotado a prefeito de Fortaleza pelo PDT/PPS, Heitor Férrer, terceiro lugar na disputa em Fortaleza, anunciou, nesta terça-feira, que vai promover uma ação de indenização contra os institutos de pesquisa Datafolha e Ibope por danos morais e materiais. O anuncio foi feito na Assembleia Legislativa, durante coletiva, na qual estavam com o pedetista o presidente estadual André Figueiredo, o presidente de honra da sigla, Flávio Torres, o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira, e o advogado Djalma Pinto.
Heitor Férrer anunciou ainda que a coligação vai representar à Procuradoria Regional Eleitoral para que faça a apuração dos fatos que resultaram na divulgação de pesquisas em que o candidato aparecia com 15% e 14% , quando registrava mais de 20%.
“Houve prejuízo para o nosso candidato quando o Jornal Nacional (Globo), na véspera da eleição, excluiu o nome do candidato Heitor Férrer de qualquer possibilidade de êxito na disputa, provocando desequilíbrio na votação, o que resultou no comprometimento da normalidade do processo eleitoral”, explicou o advogado da coligação, Djalma Pinto.
Ainda de acordo com Djalma, os institutos de pesquisa “induziram ao erro os veículos de comunicação e os eleitores de Fortaleza”.
ANULAÇÃO
Heitor Férrer disse mais: vai pedir a anulação das eleições em Fortaleza. Para ele, o processo ficou viciado.

Sobral: GUIMARÃES TEM VITÓRIA MORAL E DÁ UM SUSTO EM VEVEU

Para aqueles que apostavam que as eleições de Sobral seriam mais uma "garapa" para o candidato dos Ferreira Gomes, no caso o Prefeito Veveu Arruda (PT), se enganaram. Dessa vez o candidato da oposição, Dr. Guimarães  do PV, deu um susto em Cid e Cia.
Com 43.774 votos (42,7%) contra 51.605 (50,3%) de Veveu, Guimarães lutou heroicamente contra a máquina dos Governos Federal, Estadual e Municipal, não esquecendo da quase totalidade dos vereadores e da imprensa. 
Pessoas ligadas ao gabinete do Prefeito afirmam que esse desgaste da administração municipal já vinha da administração modesta de Leonidas Cristino, que renunciou para ser Ministro de Dilma.
Marco Prado (PSDB) com seus míseros 6.437 votos atrapalhou o candidato do PV ao dividir a oposição. Virou piada sua candidatura que só serviu para atender os interesses de terceiros.
Veveu continuará sendo prefeito de Sobral, mas a luz amarela acendeu para o mesmo. Sua administração é desaprovada por quase a metade da população.
Guimarães passa a ser efetivamente pela coragem e atitude a grande referência da oposição. Sua candidatura a Deputado Estadual em 2014, apesar de ser uma realidade diferente, ficará mais facilitada.

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DIA 21; RELÓGIO DEVERÁ SE ADIANTADO

adianta
O horário de verão começa à 0h do próximo dia 21, domingo, quando os relógios devem ser adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia. A medida vai vigorar até 17 de fevereiro de 2013.
O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h.
Na última edição, a economia foi de 4,6%, de acordo com o relatório da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

CIRO DIZ QUE DIRCEU É LÍDER DE FACÇÃO

Ex-ministro do governo Lula e há quase dois anos sem mandato, Ciro Gomes (PSB) diz que “topa” ser candidato à Presidência em 2014 e afirma que o governador Eduardo Campos (PE) está “pronto” para concorrer ao Planalto.
Em entrevista à Folha em Fortaleza, ele diz lamentar que o ex-presidente petista hoje seja, em sua opinião, um “líder de facção”, ataca José Dirceu, sobre o qual afirma não ter “pudor” e “recato”, e sai em defesa de José Genoino e Delúbio Soares.
Ciro está fora da vida política desde que desistiu de disputar a reeleição a deputado federal em 2010. Ele afirma não ter plano eleitoral e diz estar “agarrado com o serviço” na política partidária.
Mas abre uma exceção: alimenta ainda o sonho de ser candidato à Presidência da República pelo PSB.
“Eu topo, mas não vou brigar com ninguém. Topo se o partido decidir e a gente possa ser decente com a Dilma.” (Agências de Notícias)
 
 

Luizianne quer, mas Dilma resiste vir a Fortaleza

Elmano precisa da ajuda de Dilma, mas conflito com Cid a inibe de fazer campanha para candidato do PT, Elmano de Freitas
O sonho da prefeita Luizianne Lins é ter o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Roussef no palanque do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, na disputa do segundo turno com o candidato do PSB, Roberto Cláudio.
Luizianne quer, mas Dilma resiste ao convite para evitar novos conflitos com o PSB, especialmente, com o governador Cid Gomes e o irmão Ciro Gomes. Existem, porém, pressões de lideranças regionais e nacionais para a presidente Dilma Roussef fortalecer a candidatura de Elmano após o PSB impor derrotas ao PT em Belo Horizonte e Recife.
O resultado das eleições nessas duas capitais deram mais fôlego ao maior adversário do PT, o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, e a um virtual adversário Eduardo Campos, governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB e, também, pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Com essa análise e vendo os virtuais adversários crescerem, as lideranças nacionais do PT  vêem com preocupação a ausência de Lula e Dilma em palanques das disputas em capitais, como Fortaleza.
As articulaçõs, porém, podem mudar o curso desse cenário. O senador José Pimentel é um dos articuladores para a presidente Dilma vir a Fortaleza. Outras capitais, porém, já tem garantida a presença de Dilma e Lula, como Salvador, São Paulo e Manaus.

Dilma avisa a assessores que terá agenda política mais pesada

A presidente Dilma já avisou sua equipe que terá uma "agenda política mais pesada" no segundo turno das eleições, após envolvimento mais tímido na primeira fase da campanha municipal -quando participou somente de dois comícios, em São Paulo e em Belo Horizonte.
Segundo a Folha apurou, ela pode fazer sua estreia na reta final das eleições em Salvador, onde vai participar de comício do petista Nelson Pelegrino, que enfrenta ACM Neto (DEM). O ato poderá ocorrer na próxima sexta-feira.
Depois, ela voltará a São Paulo para evento do petista Fernando Haddad, que disputa com José Serra o comando da prefeitura. Derrotar o tucano é a prioridade da presidente visando enfraquecer o PSDB para a disputa de 2014.
A ideia é que ela esteja na segunda semana da campanha em São Paulo e outra vez na véspera da eleição. Ela fará gravações para o programa de TV do candidato petista.
No Palácio do Planalto, a avaliação é que a presença de Dilma no comício de Haddad, na última semana do primeiro turno, ajudou o petista a conquistar votos que o levaram à reta final da eleição.
Além de São Paulo e Salvador, a presidente pode também comparecer a comício da candidata do PC do B em Manaus, Vanessa Grazziotin, que tem como adversário o tucano Arthur Virgílio.
Dilma já decidiu, porém, que não irá a Fortaleza e Curitiba, onde os dois candidatos integram a base aliada de seu governo no Congresso.
APOIOS
Ontem, Dilma dedicou boa parte de sua agenda para analisar e negociar apoios a petistas no segundo turno.
Pela manhã, ela reuniu-se com seu vice, Michel Temer, para encaminhar negociações a fim de formalizar a aliança entre PMDB e PT a favor de Fernando Haddad.
A expectativa é que o candidato peemedebista derrotado no primeiro turno, Gabriel Chalita, declare seu apoio ao petista ainda hoje.
Ela discutiu também o resultado da eleição com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Casa do vice-prefeito de Quixadá é alvejada por tiros

O vice-prefeito de Quixadá, Airton Buriti (PT), teve a residência alvejada por três tiros na noite desta segunda-feira, 7. Segundo a Polícia Militar (PM), o político relatou ter ouvido disparos quando estava em casa. Não houve feridos. A PM foi ao local e encontrou três cápsulas disparadas por uma pistola calibre 38. Em depoimento, testemunhas disseram ter ouvido barulho de uma motocicleta em alta velocidade após os disparos. Os suspeitos do crime seguem foragidos. Airton Buriti era vice na chapa de Ilário Marques à prefeitura do município e perdeu a disputa para o candidato João da Sapataria (PRB), eleito com 54,60%.  O Povo...

Bela Cruz: Projeto de fabricação de papel no interior do Ceará ganha destaque internacional

No em Bela Cruz no interior do Ceará, um projeto de educação ambiental ganhou destaque internacional ao apresentar um processo natural de produção de papel. Nada de desmatamento, nada de produtos químicos: a matéria-prima é o caule da bananeira, parte da planta descartada pelos agricultores da região.
“Com esse processo fizemos valer a ideia de que muitas coisas classificadas simplesmente como lixo são, na verdade, matéria-prima fora do lugar”, comenta o professor Fernando Vasconcelos, orientador do projeto Fabricação de Papel a partir de Fibras Naturais: Reciclando e Reaproveitando na Escola, desenvolvido com o auxílio de 200 alunos da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, na cidade de Bela Cruz.
A primeira etapa do projeto trabalhou com conceitos de preservação ambiental e conscientização dos grupos de estudantes e da comunidade escolar. Também foram realizadas pesquisas de campo com produtores locais de banana, representantes de associações e moradores do entorno da escola. Depois, ao alunos passaram por oficinas para aprender a produzir o papel.
O processo de fabricação é semelhante ao de reciclagem de papel, mas não usa qualquer produto químico – diferença essencial para o sucesso do projeto. A cola, usada para ligar as fibras na reciclagem comum, é substituída por amido de milho.
O kit utilizado permite a confecção de dez folhas de uma única vez. O processo de prensagem da folha, que aumenta sua compactação, pode ser usado ou não. “Em alguns de nossos experimentos, esse processo não foi utilizado, pois desejávamos obter uma folha de aspecto mais rústico”, explica o professor.
A escola representou o Brasil em feiras de ciências internacionais, entre elas a Intel Isef, a maior do mundo, nos EUA, e ganhou menção honrosa da UNESCO como melhor projeto de inovação tecnológica do Brasil.
Além de mudar a percepção ambiental dos próprios alunos, o projeto deve ir mais além: o próximo passo é aumentar a produção do papel e criar uma pequena empresa para gerar renda para a comunidade, com parcerias com instituições públicas e privadas e associações comunitárias
Poderá também gostar de:

Massapê e Sobral é pré-selecionada para Selo Verde


Dos 91 municípios inscritos para etapa da certificação do Programa Selo Verde, apenas 36 atenderam as exigências de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e foram pré-selecionados. A análise foi realizada na primeira semana de outubro, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – (Conpam), através do comitê gestor do Programa. A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: a de Gestão Ambiental (IGA) e de Desempenho Ambiental (IDA) e Índice de Mobilização Ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).

Os 36 municípios pré-selecionados foram: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre (Categoria C).

De acordo com o orientador da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais do Conpam, João Davi Façanha de Sousa, 55 municípios foram desclassificados por não apresentarem as documentações exigidas. Se algum município se sentir prejudicado, pode protocolar pedido de revisão, num prazo de 30 dias.

Este ano, conforme detalhou a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias, os municípios foram divididos por macrorregião e receberão a visita de técnicos os que obtiveram melhor pontuação: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Sobral, Croatá, Ibiapina, General Sampaio, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Barreira, Pacoti, Fortaleza, Beberibe, Morada Nova, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Crato, Missão Velha, Juazeiro, Iguatu, Acopiara e Brejo Santo. As averiguações acontecerão de 15 de outubro a 14 de novembro.